17/12/2008

AMICH - REDE DE AMIGOS DO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE - BRASIL


A Rede de Amigos do Centro Histórico de Porto Alegre - Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que reúne pessoas e entidades de forma democrática e participativa, em torno de um objetivo comum: a valorização e a melhoria do CENTRO HISTORICO de POA.

O estabelecimento de laços de afinidade, com tarefas articuladas e projetos desenvolvidos em parceria é fundamental para a concretização de ações, alcançando os objetivos com maior rapidez.

Orgulhe-se de estar participando de um grupo que está fazendo com que todos tenham um novo olhar sobre o Centro Histórico, passando a percebê-lo como um lugar cheio de Historia e Cultura.

Consolidando este conceito, estaremos propiciando um incremento no Turismo Cultural, movimentando toda a economia da Cidade e permitindo a melhoria de todos os segmentos da sociedade.

15/12/2008

Coffee Meeting - O começo da REDE DE AMIGOS DO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE

Visando dar continuidade as iniciativas de Rita Chang como Presidente do COMPAHC o Coffee Meeting teve como principal proposta criar a Rede de Amigos, também apresentar a avaliação da Semana do Centro Histórico de Porto Alegre e Planejar as próxima ações.


A proposta foi aceita por todos, que acolheram a idéia e desprenderam de grande energia para a união de forças em prol da Valorização e Melhoria da área mais antiga da Cidade.

Repercusão na América Latina

O trabalho foi apresentado em Buenos Aires, no Encuentro Latino Americano de Centros Historicos- Inclusion y Pertenencia, onde estavam os "experts" em Patrimonio Historico de toda a América Latina.

Os participantes ADORARAM a idéia que é absolutamente simples: oficializamos a denominação Centro Historico e passamos a trabalhar o conceito!!!

Outro item que foi elogiado muito, foi a programação visual super colorida, pois, normalmente se usa visuais super conservadores nesta área.



Conseguimos passar bem a idéia de Patrimonio com Modernidade.

A Semana do Centro Histórico foi um sucesso!



Com o enorme sucesso da "Semana do Centro Histórico", conseguimos que a mídia, muitos empresários e grande parte da população passe a olhar para o Centro Histórico com o orgulho que merece: um lugar repleto de equipamentos Culturais e cheio de História!
Uma semente que germinou! Agora precisamos irrigá-la para que cresça, se consolide e passe a dar frutos.

É necessário união e participação, visando consolidar a idéia, possibilitando um incremento turístico e a movimentação na Economia que virá beneficiar à todos.
A CIDADE DE PORTO ALEGRE AGRADEÇE!

Encerramento da SEMANA DO CENTRO HISTÓRICO



O último dia da Semana o CENTRO HISTÓRICO foi emocionante.

A caminhada orientada através do CENTRO HISTÓRICO teve a participação de mais de 100 pessoas que visitaram os principais Pontos Turísticos, depois assitiram na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores a apresentação da Banda do Exército e um Recital com o Grupo Expresso 25.

Já na Usina do Gasômetro o Encerramento Oficial do Evento foi marcado pelo Ato de Fraternização pela Cidade de Porto Alegre e Paz Universal com Grupo do Projeto Kayab que iluminou a cerimônia tocando músicas de elevação espiritual, culminando com o público de mãos dadas em pról da valorização da Cidade de Porto Alegre através do CENTRO HISTÓRICO.

Festa Sabores do CENTRO HISTÓRICO

Os Sabores do CENTRO HISTÓRICO badalou a noite do dia 22 de Agosto de 2008.
Ao som de Roger Lerina, que apoiou o evento mostrando-se também um talentoso DJ, a Festa dos Sabores do CENTRO HISTÓRICO foi concoridíssima com mais de 200 pessoas, degustando as delícias da Gastronomia do Centro Histórico.














O Hotel Plaza São Rafael, Hotel Embaixador, Café do Mercado, e do Moeda Bar e Restaurante, Sushi, canapés, e a linda mesa de doces também marcaram os Sabores do CENTRO HISTÓRICO.

















A recepção com as peças do Antiquário Mercado Negro dava a sensação que estávamos no século passado.

As Mesas Decoradas por Personalidades da Sociedade Portoalegrense foram as responsáveis pela grandiosidade do evento que resgatou o principal ícone das festas de antigamente, fazendo retornar aos áureos tempos do Clube do Comércio.

HAPPY HOUR NO MERCADO PÚBLICO

O fim de tarde no Mercado Público durante a Semana do Centro Histórico foi diferente.
Maria Lúcia e Toneco da Costa , Grupo de Chorinho , Dante Michele com o Show de Seresta, Grupo Kayab com a Música Indiana, MPB e Samba com Iara e Edison, encheram de alegria os frequentadores do Mercado Público, deixando o desejo de continuidade para os próximos eventos.





O Clube de Nadismo que havia sido previsto para acontecer na Praça da Alfândega, em função do mal tempo, foi transferido para o Mercado, e todos que tiveram a oportunidade de parar e apreciar a beleza de um dos Marcos do Centro Histórico, também foram surpreendidos com o talento de músicos para todos os gostos e dos mais variados estilos.