07/01/2009

Lançamento do Blog da AMICH - Rede de Amigos do Centro Histórico de Poa

Foto: Marcelo Nunes

O ano de 2009 inicia com o Lançamento do Blog da AMICH - Rede de Amigos do Centro Histórico de Porto Alegre - Brasil.

Esse será o canal de comunicação que divulgará as idéias e ações, através da discussão democrática entre os membros da Rede, para que seja possível concretizá-las.

A união de forças para reivindicar melhorias na Segurança, Infra – estrutura, e no incremento de Ações Culturais, visando o fortalecimento do Turismo Interno, acima de tudo com Responsabilidade Sócio Ambiental, irá gerar ganhos para todos os setores da sociedade de Porto Alegre.

Participe! Dê a sua opinião, sugestões e críticas.

Contribua na elaboração de projetos para a Melhoria do Nosso Centro Histórico!

Porquê a Madonna não veio à Porto Alegre?


Texto de:Rita Chang
Engenheira, Especialista em Patrimônio Cultural, Designer
Presidente do COMPAHC -Cons. Mun. do Patrimônio Histórico Cultural de POA

Porquê a Madonna não veio à Porto Alegre?

Madonna , criticada pelos intelectuais e venerada por um público eclético, que vai dos 8 aos 80 anos, de todas as raças, ideologias, religiões e escolha sexual, é uma artista que apesar de (ou talvez por causa de ) toda a polêmica à sua volta, segue intrépida , se reinventando a cada momento, nos altos dos seus 50 anos ( who cares?) com forma física e fôlego de fazer inveja à muita meninada , arrastando multidões de fãs por onde passa e, sem sombra de dúvida nem perspectiva de concorrência, ocupando o lugar de "Rainha do Pop" .

Sua capacidade de captar emoções e anseios humanos, a torna uma lançadora de tendências, de Frida Kahlo à Cabalah judaica, suas escolhas se popularizam.Fã de carteirinha (sorry Márcia Tiburi), decidi que não poderia deixar de assistir "Sticky & Sweet" e passei a tomar as providências necessárias: comprar ingresso pela Internet, passagem aérea, reserva de hotel. Com isto resolvido lá fui eu para o último show dela em São Paulo.

No hotel em que normalmente me hospedo a movimentação era visível e a recepcionista me disse que estavam com 100% da lotação, sonho de qualquer hoteleiro ! Pela cidade toda se percebia efervescência nos Shoppings, nos Museus, nos Restaurantes , nos Cinemas, em todos lugares. A caminho do Morumbi o taxista me disse estar muito satisfeito , pelo "Fim de Ano gordo"que ia ter com a família, resultado das inúmeras corridas para o show .

Ao chegar , efetuamos a primeira compra: para proteção da chuva, intensa naquele momento, dezenas de ambulantes vendiam capas plásticas. Lá dentro, com o estádio já quase cheio, circulavam pipoqueiros, vendedores de souvenirs, de camisetas, de bebidas, de salgadinhos, sorvetes etc, enquanto o público ,entusiasmado, esperava o início do show que, apesar da demora de 2 horas na secagem do palco, foi (admitam os críticos ou não) um super Espetáculo!

Impecável desde o repertório escolhido , sua performance de arrepiar, as referências culturais, as coreografias dela e dos dançarinos, o cenário de alta tecnologia, os efeitos especiais, as imagens lindas e as de denúncia , incluindo um Barak Obama recém eleito, o fato é: ela leva a platéia ao delírio, dançando sem parar, numa espiral de enlevação, alegria e êxtase ! O que só comprova: Madonna é Única!

Conforme dados ainda parciais, só em SP , a passagem de Madonna, incrementou a economia da cidade em mais de 30 milhões de reais ! O Turismo é a cadeia econômica mais democrática que existe: ganha quem vende a passagem, o agente de viagem , o dono do hotel , do restaurante, o garçon, a arrumadeira, a cozinheira, o taxista, o pipoqueiro, o flanelinha, o artesão, o cabelereiro, a manicure, o lojista, o balconista etc...

Se este evento tivesse ocorrido aqui também, milhares de portoalegrenses poderiam vir a ter um "Fim de Ano mais gordo" com suas famílias !Madonna é Show! Show é Turismo! Turismo é melhoria de vida para todos! Temos que investir no Turismo...

Pena que a Madonna não veio à Porto Alegre!!!