17/04/2009

Centro Histórico de Porto Alegre na Grécia

Fonte: Zero Hora, 17 /04/09 - RSVIP


RITA CHANG, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre, segue liderando o movimento de valorização da área central.

Ela criou a Amich – Rede de Amigos do Centro Histórico de POA, ONG que congrega pessoas e entidades que apoiam iniciativas para melhorar a região. Recentemente, a Amich promoveu um ato de educação patrimonial e limpou a fachada do edifício Hermann, na Rua da Praia.

A repercussão positiva foi tão grande que já estão sendo planejadas outras ações, inclusive a edição 2009 da Semana do Centro Histórico, programada para agosto.

Para contar todas essas iniciativas, Rita embarca na segunda para a Grécia, onde apresentará o Projeto Centro Histórico de Porto Alegre–Resgate Afetivo como Polo Comercial e Cultural na Conferência Internacional sobre Vulnerabilidade Cultural do Século 20, com apoio da Unesco.




URBANISMO - Mobilização por edifício



Agredecemos muito a participação dos voluntários: Analino Zorzi, Iara Lucia Vargas, Fernando Guaspari, Ayres Cerutti, Marilin, Cézar Buzatto, Rita Chang, Liana e Maria de Lourdes.

Fonte: Zero Hora, 17/04/09 - Caderno Centro

Menos de 10 dias após a remoção de cartazes de publicidade da fachada do Edifício Hermann, na esquina da Rua da Praia com a Uruguai, as paredes externas do prédio já se encontravam sujas novamente.

Em função disso, a Rede de Amigos do Centro Histórico (Amich), que fez a faxina no local no dia 25 de março, promoveria outra limpeza no dia 16 de abril. Desta vez, os participantes colocariam na parede um aviso de que é proibido colar cartazes no local.– Falta conscientização. Mas esperamos que agora o pessoal não cole mais cartazes – disse Rita Chang, presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural e uma das coordenadoras da Amich.

Em maio, a entidade planeja ações semelhantes na Praça da Matriz e nas paradas de ônibus do Centro. O Edifício Hermann foi construído na década de 1940 e teve como último proprietário a Vasp. De estilo eclético, tem as paredes de granito e está desativado desde a falência da companhia aérea.

14/04/2009

AMICH em AÇÃO

Vamos finalizar a limpeza da fachada do Ed. Hermann e colocar uma placa incentivando a população
a cuidá-lo!

Quando: 5º. feira, 16 de abril, das 10h às 12h.
Onde: Rua dos Andradas esq. Rua Uruguai.
Quem: Voluntários AMICH, ICOMOS e DMLU.