04/09/2009

Centro Histórico no mapa

Fonte: ZH Centro, 04 de setembro de 2009 N° 16084

Em 3 de agosto, o Centro Histórico virou endereço em Porto Alegre. Essa é a data que marca o uso da denominação pelos Correios. A medida consolida um esforço de três anos para fazer o nome entrar de vez no vocabulário porto-alegrense.

A ideia surgiu em 2006, capitaneada pela presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc), Rita Chang. Em setembro daquele ano, foi enviado projeto à Câmara de Vereadores. A aprovação da Lei 10.364 ocorreu em 22 de janeiro de 2008.– O objetivo maior é considerar o Centro Histórico como ponto turístico da Capital. É onde está 82% do patrimônio tombado da cidade.


O Centro Histórico de qualquer cidade, reconhecido ou não, é o espaço mais antigo e tem forte identidade local. É o destino que o turista toma para ter uma noção sobre o que é a cidade – explica Rita.

Os comerciantes celebram a decisão. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, a iniciativa trará benefícios. A entidade já utiliza a nomenclatura em todas as suas correspondências, cartões de visita e site.– A junção de uma palavra simples, mas de grande importância, agrega ao nosso bairro uma nova percepção. Com essa iniciativa, ganha a cidade como um todo, o comércio e os demais setores beneficiados pela atividade turística – explica Sielichow.
O sistema dos Correios já foi modificado para utilizar a denominação. Cabe agora ao porto-alegrense usar o nome para popularizá-lo.

Em novembro, a região será palco do Festival do Centro Histórico. Entre os dias 21 e 28, artistas circenses tomarão as ruas da região, que terá, nesse período, eventos de gastronomia, circuitos culturais, concurso de redação, entre outras atrações. O tema do festival é A Magia do Centro Histórico.

Uma região com personalidade

Fonte: ZH Centro, 04 de setembro de 2009 N° 16084

- Texto enviado por Paulo Hippen, coordenador do Caminho dos Antiquários“Finalmente, o bairro central de nossa cidade recebeu uma identidade. E nada mais justo, pois aqui estão as principais referências culturais e quase todos os prédios tombados da Capital. Numa reunião informal de diferentes estilos (clássico, neoclássico, barroco etc), um colírio para os admiradores de arquitetura, história e arte.


Atrações turísticas como monumentos, museus, o Caminho dos Antiquários, do Livro, passeios a pé, de ônibus e de barco, centros culturais, igrejas, praças, completam esse cenário único.Nada mais justo que o reconhecimento de uma personalidade, adquirida ao longo de mais de dois séculos, que sugere permanência no tempo. Espero que, a partir de agora, todos esses aspectos sejam cada vez mais preservados e revitalizados.


O adjetivo agregado, histórico, tem uma conotação positiva. Afinal, você prefere estar no bairro Bela ou no Bela Vista? No Praia ou no Praia de Belas? Até a cidade tem um adjetivo alto astral: Porto Alegre. Então, está na hora de atualizarmos nossos cartões de visitas, sites, panfletos para identificar o bairro Centro Histórico e valorizarmos o que é nosso. Creio que Porto Alegre vai entrar, de fato, no mapa turístico internacional. Desde o ano passado, tenho a maior satisfação em afirmar que resido e trabalho no Centro Histórico.”


Centro Cultural CEEE Érico Verissímo - Programação de Setembro

CCCEV promove ação para integrar as crianças a Porto Alegre
O público infantil tem a chance de desfrutar de uma ampla programação, que engloba brincadeiras tradicionais, desenhos, narrativas e passeios pelas ruas e praças do Centro Histórico de Porto Alegre, assim como visitas a locais e atividades culturais da cidade.
O quê: Cidade das Crianças.
Apoio: Projeto Monumenta, FUNDARTE e Livraria Bamboletras
Quando: aos sábados, das 15h30 às 17h30.
Quanto: doação de um livro que verse sobre Porto Alegre e as crianças para o acervo da Biblioteca O Continente, do CCCEV.


Coquetel de lançamento do livro Tentavida de Independência do Estado do Rio Grande do Sul: a primeira história da Revolução Farroupilha, reeditado pela Companhia Editorial e organizado pelo pesquisador Mário Rozano.
Quando: 9 de setembro, às 19h.
Quanto: entrada franca.
Patrocínio: Grupo CEEE, Sulgás, Banrisul e Governo do Rio Grande do Sul.
Apoio: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore.


50º Sarau com Ritmo Especial
Presidente da Academia de Letras e Artes de Porto Alegre entregará o Troféu Sarau com Ritmo ao compositor de samba Wilson Ney. Leitura de poesias e apresentação musical estão entre as atrações do evento.
Quando: 10 de setembro, às 19h30min.
Onde: Auditório Barbosa Lessa, situado no quarto andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.
Realização: Academia de Letras e Artes de Porto Alegre
Apoio: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Quanto: um quilo de alimento ou um agasalho


CCCEV e Aliança Francesa trazem show de Eric Vincent a Porto Alegre
Representante da chanson française irá se apresentar no CCCEV no próximo dia 12, conduzindo o público, através da interpretação de canções sensíveis e poéticas, a uma viagem por ritmos variados. A entrada é gratuita.
Quando: 12 de setembro, às 18h.
Onde: Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.
Apoio: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Quanto: entrada franca.

Gilberto Perin participará de visita acompanhada no CCCEV
No próximo dia 10, das 12h às 14h, fotógrafo irá debater com o público sobre as múltiplas interpretações das imagens e as histórias que envolvem os temas abordados na exposição Conexões Infinitas. A mostra fotográfica fica no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo até o dia 19 de setembro e tem patrocínio do Grupo CEEE.

CCCEV – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre/RS
3226-5342 - 3226-7974 - 32289710