19/01/2009

A mídia, Formadores de Opinião, Instituições e Sociedade já utilizam a denominação correta?

No dia 22 de Janeiro fará 1 ano que entrou em vigor a Lei Municipal 10364/2008 que altera a denominação do antigo Bairro Centro para CENTRO HISTÓRICO de Porto Alegre.

O Centro Histórico sempre existiu, porém oficializá-lo teve como objetivo valorizar de fato as Riquezas Históricas e Culturais, possibilitando um novo olhar a área mais antiga da cidade .

É preciso CONHECER, para AMAR, para CUIDAR, pois só se preserva aquilo que se ama.

Várias ações já foram realizadas. Em Agosto de 2008 aconteceu a Semana do Centro Histórico, com grande sucesso de público e de Mídia, propiciando um novo olhar à este espaço. Em seguida, foi criada a AMICH- Rede de Amigos do Centro Histórico de Porto Alegre - Brasil, para agregar pessoas na busca de melhorias à região. Em novembro, Rita Chang foi até o Ministerio do Turismo, tentando conseguir recursos federais para a melhoria das calçadas, cameras de segurança e iluminação.

Em 2009, várias obras serão finalizadas, como o Camelódromo, a estação do Trensurb, o Centro Cultural da Caixa Economica Federal, a abertura da Gen. Camara, a Praça da Alfândega, a reforma do Chalé da Praça XV, trazendo novas e significativas melhorias para o Centro Histórico.