04/07/2009

Castelinho do Alto da Bronze Cultural

O Centro Histórico de Porto Alegre, em 27 de junho, contou com a inauguração de mais um Centro Cultural.
O Castelinho do Alto da Bronze Cultural, na Rua Vasques Alves, esquina com a Rua Fernando Machado já está com as portas abertas!


A Cia Mundo Paralelo aguçou o clima medieval atuando entre as torres do castelo.


Sua arquitetura "medieval", transpira arte e cultura. A abertura oficial superou as expectativas. A magia do Grupo Circence "Mundo Paralelo" inspirou a noite que contou com exposição fotográfica sobre Cuba, apresentação dos PoETs, duo de flautas com Aninha Freire e Cibele Endres, performance cênica de Hugo Varela, Maria Albers, e exposição de trabalhos dos administradores e de seus convidados.

A reabertura de um espaço que está enraizado no imaginário da cidade, é uma iniciativa de sete artistas: Adriana Xaplin, Elen de Oliveira, Lena Kurtz, Lisete Bertotto, Alejandro Velazco, Sandra Santos e Manoel Henrique Paulo.

A obra é uma parceria de ELen de OLiveira com o artista plástico Gerson Marques.

Além de ateliês e oficinas, caracterizados pelo artesanato de caleidoscópios, histórias em quadrinhos, passando pela pintura, pela escultura, pela fotografia e pelo teatro, terão espaços voltados a exposições de arte, saraus literários e apresentações musicais e cênicas.

Para conhecer o Castelinho do Alto da Bronze Cultural, agende uma visita pelo telefone (51) 3779 9896, ou mande um e-mail para castelinhocultural@yahoo.com.

30/06/2009

Sucesso na Praça Júlio Mesquita

"O sábado, 20/06/2009, foi dia de prestigiar mais uma ação para revitalização do Centro Histórico. Encabeçada pelo movimento “VIVA Gasômetro” e pelo “Amigos do Centro Histórico - AMICH”, a ação conseguiu reunir patrocinadores e pessoas interessadas em revitalizar o muro da Praça Júlio Mesquita. O quê? Você nunca tinha reparado que a Praça Júlio Mesquita tem um muro??? Não se preocupe. Você não é o único. O muro estava sujo e bastante afetado pela ação do tempo, por isso não se fazia notar. Originalmente o muro pertencia a uma parte da Usina do Gasômetro que, posteriormente, se transformou na Praça Júlio Mesquita.
Com a revitalização o muro ganhou cor nova e a ação do tempo foi minimizada com uma merecida restauração. Um varal de poemas foi estendido na praça e as pessoas foram chegando aos poucos, tímidas e curiosas. Enquanto liam os poemas, os músicos da Banda Municipal de Porto Alegre iam se ajeitando em cadeiras dispostas no meio da praça. Por volta das 17h30min a reinauguração do muro foi oficializada. A banda apresentou sucessos nacionais e internacionais, dentre eles "A Praça", sucesso de Carlos Imperial que estourou na voz de Ronnie Von nos anos 60 e que tinha tudo a ver com o momento. Quando a apresentação acabou, o público ficou com gostinho de quero mais."


Depoimento de Elaine Jesus, voluntária da AMICH, que se declara Paulistana de nascença, Gaúcha de coração, Paúcha por opção, participa de todas as iniciativas da Rede de Amigos, e ninguém melhor do que ela para compartilhar sua experiência