20/11/2009

Programação Especial do Festival do Centro Histórico

VENHAM VIVER ESSA MAGIA!!!!!

Click nas Imagens, e confira as atrações do Circuito Cultural do Centro Histórico!









Prefeitura lança Festival do Centro Histórico

Fonte: Portal da Prefeitura, 20/11/2009. Foto:



MEMÓRIA

Com o tema “Magia”, a prefeitura lançou o Festival do Centro Histórico. Dentro do evento, realizado até o dia 29, serão apresentadas diversas atividades culturais e artísticas concentradas na área central da cidade.
O prefeito José Fogaça destaca que a programação é um conjunto de iniciativas da prefeitura a fim de transformar e revitalizar o centro. “O festival é mais uma forma de reafirmarmos nosso amor pelo centro da cidade”, enfatizou Fogaça. É promovido pela Rede de Amigos do Centro Histórico (Amich), com apoio da prefeitura. O evento visa a resgatar a magia dos anos dourados do Centro que é palco das mais diferentes manifestações políticas, sociais e culturais.
A programação inclui apresentações teatrais, palestras, desfile de época, sessão de cinema, roda de chorinho, shows, passeio ciclístico, oficinas, sarau literário, exposições, além da caminhada orientada Viva o Centro a Pé, no sábado, 28.


Centro Histórico - Desde que passou a se chamar Centro Histórico, em janeiro de 2008, a área vive um momento de reconhecimento e reposicionamento para mostrar sua importância. O objetivo é consolidar o Centro Histórico, onde se concentra 82% do patrimônio tombado da cidade, como polo turístico cultural da Capital.

19/11/2009

Atividade para recuperar o Centro Histórico


Fonte: Zero Hora, 19 de novembro de 2009 N° 16160


A ação é da Rede de Amigos para incentivar as pessoas a aproveitar melhor as atrações da área

Entre hoje e o dia 29, quem passar pela área mais central de Porto Alegre fará parte do Festival do Centro Histórico, onde diversos eventos ocorrerão em diferentes locais.

O evento será lançado hoje no Paço Municipal, às 17h30min.ARede de Amigos do Centro Histórico (Amich), presidida pela engenheira civil e produtora cultural Rita Chang, considera que é o momento de recuperar a área e preparar a cidade para a chegada da Copa do Mundo em 2014, transformando o bairro em um pólo de turismo, gastronomia, cultura e negócios.

O objetivo do festival é incentivar as pessoas a irem até o local e, mais do que isso, promover uma mudança de postura e adotar a área como referência para atividades culturais, sociais e políticas de todos os visitantes e moradores da cidade.Atualmente a associação do bairro conta com mais de 500 participantes, incluindo empresas e moradores da região.

O bairro
- Desde agosto, o Centro Histórico virou endereço oficial em Porto Alegre e os Correios passaram a utilizar a nova denominação
- A ideia surgiu em 2006, capitaneada pela presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico Cultural (Compahc), Rita Chang
- Em setembro daquele ano, foi enviado projeto à Câmara de Vereadores para a aprovação da Lei 10.364, que ocorreu em 22 de janeiro de 2008
- No Centro Histórico concentra-se 82% do patrimônio tombado da Capital