30/06/2009

Sucesso na Praça Júlio Mesquita

"O sábado, 20/06/2009, foi dia de prestigiar mais uma ação para revitalização do Centro Histórico. Encabeçada pelo movimento “VIVA Gasômetro” e pelo “Amigos do Centro Histórico - AMICH”, a ação conseguiu reunir patrocinadores e pessoas interessadas em revitalizar o muro da Praça Júlio Mesquita. O quê? Você nunca tinha reparado que a Praça Júlio Mesquita tem um muro??? Não se preocupe. Você não é o único. O muro estava sujo e bastante afetado pela ação do tempo, por isso não se fazia notar. Originalmente o muro pertencia a uma parte da Usina do Gasômetro que, posteriormente, se transformou na Praça Júlio Mesquita.
Com a revitalização o muro ganhou cor nova e a ação do tempo foi minimizada com uma merecida restauração. Um varal de poemas foi estendido na praça e as pessoas foram chegando aos poucos, tímidas e curiosas. Enquanto liam os poemas, os músicos da Banda Municipal de Porto Alegre iam se ajeitando em cadeiras dispostas no meio da praça. Por volta das 17h30min a reinauguração do muro foi oficializada. A banda apresentou sucessos nacionais e internacionais, dentre eles "A Praça", sucesso de Carlos Imperial que estourou na voz de Ronnie Von nos anos 60 e que tinha tudo a ver com o momento. Quando a apresentação acabou, o público ficou com gostinho de quero mais."


Depoimento de Elaine Jesus, voluntária da AMICH, que se declara Paulistana de nascença, Gaúcha de coração, Paúcha por opção, participa de todas as iniciativas da Rede de Amigos, e ninguém melhor do que ela para compartilhar sua experiência

2 comentários:

Elaine Jesus disse...

Como é bom participar das ações do AMICH e ainda dividir a experiência com vocês aqui no blog! Adoroooooooo!!!!

nathalia c. f. o. disse...

Boa tarde! Em primeiro lugar, parabéns pelas inciativas a favor do nosso Centro Histórico!
Venho expressar aqui a minha indignação como arquiteta e cidadã, apaixonada tb pelo Centro Histórico... Quem passa pela Praça da Matriz já deve ter visto as DUAS AGRESSIVAS GUARITAS COLADAS NO PALÁCIO PIRATINI.Um versadeiro descaso do Estado em relação ao Patrimônio!!! As mesmas foram colocadas sobre as calçadas, estreitando o passeio, como se ali fosse um lugar privado e sem valor histórico algum! Desculpe usar o espaço daqui para isso... mas precisava dividir minha revolta sobre casos como esse, gestos ignorantes que destratam nossos monumentos! Já entrei em contato com o IPHAN, e parece que eles já sabem da situação e irão fazer uma vistoria.
abs