04/07/2009

Castelinho do Alto da Bronze Cultural

O Centro Histórico de Porto Alegre, em 27 de junho, contou com a inauguração de mais um Centro Cultural.
O Castelinho do Alto da Bronze Cultural, na Rua Vasques Alves, esquina com a Rua Fernando Machado já está com as portas abertas!


A Cia Mundo Paralelo aguçou o clima medieval atuando entre as torres do castelo.


Sua arquitetura "medieval", transpira arte e cultura. A abertura oficial superou as expectativas. A magia do Grupo Circence "Mundo Paralelo" inspirou a noite que contou com exposição fotográfica sobre Cuba, apresentação dos PoETs, duo de flautas com Aninha Freire e Cibele Endres, performance cênica de Hugo Varela, Maria Albers, e exposição de trabalhos dos administradores e de seus convidados.

A reabertura de um espaço que está enraizado no imaginário da cidade, é uma iniciativa de sete artistas: Adriana Xaplin, Elen de Oliveira, Lena Kurtz, Lisete Bertotto, Alejandro Velazco, Sandra Santos e Manoel Henrique Paulo.

A obra é uma parceria de ELen de OLiveira com o artista plástico Gerson Marques.

Além de ateliês e oficinas, caracterizados pelo artesanato de caleidoscópios, histórias em quadrinhos, passando pela pintura, pela escultura, pela fotografia e pelo teatro, terão espaços voltados a exposições de arte, saraus literários e apresentações musicais e cênicas.

Para conhecer o Castelinho do Alto da Bronze Cultural, agende uma visita pelo telefone (51) 3779 9896, ou mande um e-mail para castelinhocultural@yahoo.com.

9 comentários:

Elaine Jesus disse...

Que ótimo... mais uma opção cultural em nosso querido Centro Histórico!

vandaserrat@uol.com.br disse...

Oi, Rita! Todos os dias passo pelo Castelinho pelo qual sou apaixonada, não só eu, como os moradores do bairro. Temos este privilegio - conviver com a ARTE!
Fiquei muito feliz, quando ouvi uma voz , falando tudo de bom que o nosso bairro merece no Programa da Sara, na Gaúcha. Foi a primeira vez que ouvi publicamente alguem como tu falar com tanto amor, elevando o que temos de maravilhosso e nos faz tão felizes. Parabens e muito obrigada! Vanda Serrat de Oliveira, da Duque de Caxias,primeira quadra - Moranda aqui há 11 anos

Serginho disse...

Interessante, não vejo nada acontecer alí. Ninguem entra ou sai. Parece ser algum tipo de negocio só de "fachada" já que os responsáveis não sabem direito nem o nome da rua do Castelinho. Que desperdício de uma bela residencia com uma mediocre pseudo-arte.

Alejandro Ruíz disse...

Olá! Sou um dos Castelões, me chamo Alejandro e quero esclarecer que por motivos de trabalho de alguns e de doença de outros castelões, de maio pra cá ele realmente está sendo pouco utilizado. Mas nada de "pseudo arte". Temos ateliês de pintura e escultura e um par de grupos de teatro ensaiando.
O Castelinho não é um "centro cultural", é um ateliê aberto,com vontade de ser um ponto de cultura.
Aos sábados à tarde estou sempre lá, no atelié de desenho e pintura.
Alejandro Ruíz

Anônimo disse...

Oi...sou Alexio Matheus, tenho 14 anos e recebi uma mensagem de uma amiga no Facebook para me apresentar no Castelinho, sou cantor e guitarrista, tenho 48 clipes no Youtube, esta dando tudo certo, logo entrarei em contato com vocês e farei uma visita por aí, cujas referências, mesmo recentes são muito boas. Carinhoso Abraço e Parabéns a todos.
lekofrohlich@hotmail.com

SANDRA disse...

oi Alexio, os dados neste site estão desatualizados. O castelinho, onde hoje funciona a Casa Naif, casa de passagem do pintor primitivista, além de projetos de incentivo à leitura e oficinas gratuítas voltadas às comunidades indígenas, está sob a coordenação da artista plástica Sandra Santos, que mantém o local. entre em contato pelo email castelinho@sandrasantos.com
mais informações e fotos das exposições: www.sandrasantos.com

Sandra Santos disse...

oi, Rita, poderia atualizar o endereço ou excluir este endereço que não é mais: as pessoas acabam se confundindo com esse telefone e email desativados. abraço. Sandra Santos

Unknown disse...

A lenda viva do Castelinho da Bronze em Porto Alegre meucantonomundo.com/lenda-viva-do-castelinho-da-bronze/

Unknown disse...

Boa Tarde meu bebê irá fazer 1 aninho e o tema é realeza gostaria de saber se tem como eu tirar algumas fotos para o book dele no castelo