23/11/2009

A Abertura do Festival do Centro Histórico





Abertura do Festival desperta a magia do Centro Histórico Foi dada a largada para o maior circuito cultural da cidade. Artistas circenses da Cia. Mundo Paralelo coloriram o lançamento do Festival do Centro Histórico de Porto Alegre, que se realizou nesta quinta-feira, no Paço Municipal, com a presença do prefeito José Fogaça, secretários Municipais, Embaixadores e amigos do Centro Histórico. Um abraço simbólico também emocionou os convidados, quando garis e funcionários da prefeitura vestiram a camisa do festival, que este ano tem como tema a magia, e se organizaram em círculo para homenagear o bairro.

A presidente da Rede de Amigos do Centro Histórico (Amich), Rita Chang, que também preside o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc), idealizadora do evento, abriu os festejos destacando que o bairro é um livro aberto da história dos porto-alegrenses, ``uma recordação viva das nossas vidas’’, disse Rita.


O evento ocorre até o dia 29 de novembro, em todos os centros culturais do Centro Histórico. Todas as atividades são gratuitas.

No discurso de abertura do evento, que pretende colocar o nome do bairro no vocabulário dos moradores da capital e dos turistas, Fogaça revelou-se um apaixonado pela área central da cidade e ainda referendou a importância de restaurar o Centro Histórico tanto estruturalmente, quanto na vida dos porto-alegrenses. “Eu era morador do bairro Petrópolis, mas passei a infância, a juventude e a vida adulta freqüentando o Centro. O centro de uma cidade é o bairro mais importante e assim como para mim, quero que o Centro Histórico seja o segundo bairro no coração de todos os porto-alegrenses.’’ Entre os desafios lembrados pela Amich, está a Copa do Mundo de 2014. ``Com a vinda da Copa, vimos que este é o momento para arrumarmos a casa. Todos ganham com o fortalecimento do turismo, desde dono de restaurante, ao taxista, ao hoteleiro, aos moradores. Todos ganham, a cidade ganha”, destacou Rita. Ela ainda lembrou que os Correios já adotaram o nome do bairro, que foi aprovado por lei em 2008, e que ainda não está na ponta da língua dos moradores, dos turistas, dos empresários e da imprensa.

O papel dos Embaixadores do Centro Histórico também foi explicado. Segundo Rita, o papel dos 26 Embaixadores é propagar o nome Centro Histórico. “Se cada um convencer cinco pessoas de adotarem o Centro Histórico, freqüentarem o Centro Histórico, a rede vai aumentando’’. Para um dos embaixadores, André Martinewsky, o Festival serve como um resgate do Centro Histórico, chegando a autoestima dos porto-alegrenses. “Este é um meio de velorizar a memória da cidade”.

A atriz Ingra Liberato, também embaixadora, considera importante a ação da Amich em promover um festival, pois chama a atenção da população para o novo nome e para o novo conceito do bairro. “Além disso, estimula a preservação, revela um novo olhar para os moradores e para os turistas”. A programação do Festival do Centro Histórico está disponível no site da prefeitura: www2.portoalegre.rs.gov.br/centrohistorico.

O Festival do Centro Histórico conta com o patrocinio da Caixa Economica Federal e do Sindilojas.

Nenhum comentário: