24/02/2012

Viva o Centro a Pé - Dia 10 de março, 2012




Viva o Centro a Pé - Dia 10 de março, 2012

Praças do Centro Histórico

O que: Caminhada Orientada pelo Centro Histórico de Porto Alegre.

Quando: dia 10 de março, sábado.

Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na rua Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.

Horário: 10h.

Roteiro, 10 de março: serão visitadas três importantes Praças do Centro Histórico, Matriz, Alfândega e Montevidéu. Na Praça Montevidéu será mostrado todo o restauro feito na Fonte Talavera, recentemente, com a criação de um túnel para que os operários pudessem chegar até onde estava o problema sem correr o risco de quebrar os azulejos que vieram da Espanha.

A Fonte Talavera de La Reina, foi um presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha e que sinaliza o marco zero da cidade.

Duração: aproximadamente 2 horas.

Quem orienta:

Luiz Merino de F. Xavier, Arquiteto da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), mestre em Planejamento Urbano e Regional, consultor de patrimônio cultural do Projeto Monumenta da SMC.

O Caminho dos Antiquários:

A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.

As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar, basta doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhadas a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio da SEDA (Secretaria Especial dos Direitos Animais). Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Maiores informações pelo telefone 3333-1873.

Realização:

Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro, e Gabinete da Primeira Dama.

Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro

3 comentários:

Anônimo disse...

O dia está incorreto. Será dia 09/03.

Mario disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mario disse...

Estou saindo de férias com a minha família e eu vou tentar ir ao redor da cidade. iremos com o nosso cão assim que nós compramos muitas Rações para a longa viagem.