04/09/2009

Centro Histórico no mapa

Fonte: ZH Centro, 04 de setembro de 2009 N° 16084

Em 3 de agosto, o Centro Histórico virou endereço em Porto Alegre. Essa é a data que marca o uso da denominação pelos Correios. A medida consolida um esforço de três anos para fazer o nome entrar de vez no vocabulário porto-alegrense.

A ideia surgiu em 2006, capitaneada pela presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc), Rita Chang. Em setembro daquele ano, foi enviado projeto à Câmara de Vereadores. A aprovação da Lei 10.364 ocorreu em 22 de janeiro de 2008.– O objetivo maior é considerar o Centro Histórico como ponto turístico da Capital. É onde está 82% do patrimônio tombado da cidade.


O Centro Histórico de qualquer cidade, reconhecido ou não, é o espaço mais antigo e tem forte identidade local. É o destino que o turista toma para ter uma noção sobre o que é a cidade – explica Rita.

Os comerciantes celebram a decisão. Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, a iniciativa trará benefícios. A entidade já utiliza a nomenclatura em todas as suas correspondências, cartões de visita e site.– A junção de uma palavra simples, mas de grande importância, agrega ao nosso bairro uma nova percepção. Com essa iniciativa, ganha a cidade como um todo, o comércio e os demais setores beneficiados pela atividade turística – explica Sielichow.
O sistema dos Correios já foi modificado para utilizar a denominação. Cabe agora ao porto-alegrense usar o nome para popularizá-lo.

Em novembro, a região será palco do Festival do Centro Histórico. Entre os dias 21 e 28, artistas circenses tomarão as ruas da região, que terá, nesse período, eventos de gastronomia, circuitos culturais, concurso de redação, entre outras atrações. O tema do festival é A Magia do Centro Histórico.

Um comentário:

laura disse...

Olá Rita
Parabéns, nós porto-alegrenses de coração agradecemos.

abs
laura